top of page

 Release

A CAIXA CULTURAL BRASÍLIA apresenta, de 09 de setembro a 08 de novembro, a primeira edição da exposição Reconvexo Itinerante, projeto de circulação de obras exibidas no “Reconvexo: Iº Festival Nacional de Vídeo-projeções Mapeadas e Interativas”, realizado no Recôncavo da Bahia, em 2013. Evento que exibe criações com novas tecnologias, mesclando artes e projeção de imagens, o Reconvexo tem como motivação promover o intercâmbio de projetos e experiências na área de vídeo-projeções mapeadas (Mapping) e contribuir para o desenvolvimento do estudo e prática desse meio artístico no país.

 

O Reconvexo Itinerante foi idealizado através de pesquisas e projetos do artista multimídia e professor do Curso de Artes Visuais da UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fernando Rabelo. Uma realização da Ginja Filmes e Produções e patrocínio da Caixa Econômica Federal, através do Edital de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural.

 

O nome Reconvexo surgiu de uma relação poética entre a região do Recôncavo da Bahia e as lentes convexas inseridas no jogo de reflexos luminosos dos vídeo-projetores. A técnica de mapping se aplica através de vídeo-projeções configuradas conforme as características da superfície onde será exibida. Surgiu em contraponto ao formato da tradicional tela de projeção, uma experiência de cinema expandido de grande potencial artístico e comercial e um amplo campo de pesquisa e criação em arte e tecnologia.

 

Esta exposição coletiva conta com obras/instalações de artistas selecionados através de convocatória nacional, artistas locais e convidados. Serão ao todo 10 obras, algumas de caráter interativo, distribuídas nos espaços das Galerias Piccola I e II, da Caixa Cultural Brasília. Compondo a programação do evento serão realizadas duas performances na noite de abertura, uma oficina teórico-prática de introdução ao universo da projeção mapeada contendo uma palestra portfólio e visitas mediadas, além das atividades de arte-educação realizadas em parceria com o Programa Educativo CAIXA Gente Arteira.

 

Artista Homenageado

 

- Eder Santos, pioneiro da vídeoarte no Brasil, é o artista homenageado do Reconvexo Itinerante. Reconhecido mundialmente por desenvolver projetos híbridos que mesclam artes visuais, cinema, teatro, vídeo e novas mídias, em parceria com sua empresa TREM CHIC, apresenta as instalações "Call Waiting" e "Low Pressure". Obras que tratam poeticamente da liberdade e aprisionamento, como paradoxos contemporâneos.

 

Artista Convidado

 

- Artista convidado, o premiado VJ VIGAS apresenta na noite de abertura da exposição a Performance "Estereóptico 2.0", onde explora macro e micro espaços através de vídeos preparados com técnica 3D e trilha sonora original. Realiza ainda, uma Palestra Portfólio onde os alunos da oficina poderão conhecer mais sobre seus trabalhos, sua experiência como primeiro artista brasileiro selecionado para o Amsterdam Light Festival 2014/2015 e os diversos prêmios conquistados em torneios internacionais de VJs.

 

Artistas Selecionados

 

- Artista que residiu na Vrije Academie / GEMAK – Haia, Holanda e possui trabalhos em videoarte e videoinstalações apresentados em mais de 40 países, André Amparo traz a obra “A Caixa das Memórias Guardadas” (The Recollection Box). Amor e memória em momentos vividos por um casal ao longo de mais de uma década são temas abordados através de múltiplas projeções, que constroem uma narrativa peculiar.

 

- A instalação “Manequim” traz uma reflexão sobre o aumento de cirurgias estéticas no Brasil, buscando desconstruir o padrão de beleza vigente nas mídias. O participante interage com a obra através de uma boneca desmembrada, onde as partes do corpo estão ligadas por parafusos e fios que com o toque dispara, de forma aleatória, sequências de imagens. Quem apresenta é o Laboratório de Artes Digitais, da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenado por Chico Marinho com subcoordenação de Maria Bergamo.

 

- A autoimagem como tema é o que traz a obra “Narciso”, do baiano George Neri, fotógrafo, videoartista e artista plástico. A interatividade se dá quando o público é incentivado a olhar-se no espelho, ao ser captado por uma câmera de vídeo, a imagem do espectador é “refletida” na água.

 

- O próprio corpo como maestro, é a proposta de “Chamalotes”, obra de Juliana Teodoro e Alexandre Venera, do Coletivo OpiópticA. O movimento corporal é a ferramenta de interação com as imagens projetadas. A obra é feita com material de baixo custo e tem a proposta de buscar um olhar distanciado das ações comuns através das projeções, cores e pinceladas visuais.

 

- “Mergulho de Superfície” é uma obra que toca questões globais de natureza ecológica, como o consumo da água, mas tange variações entre os fluxos naturais necessários e fluxos de consumo. Produzida por Tracy Collins, artista visual multimedia, autodidata, residente no Brooklyn, Nova Iorque; Eneida Sanches, artista plástica baiana e produtora cultural do Circuito das Artes, o maior circuito de artes da Bahia, com participação de 120 artistas baianos e 300 obras e, Isolda Libório, artista e fundadora da produtora de cinema e vídeos Ideograma.

 

- “Fé” é uma obra sobre “…a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos” (Hebreus 11:1). Fernando Rabelo nasceu em Belo Horizonte e vive no Recôncavo da Bahia. É Graduado em Cinema de Animação e Mestre em Arte e Tecnologia da Imagem na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participou de festivais nacionais e internacionais com suas criações autorais. Realizou residências no Medialab Madrid e Vrije Academie - Haia / Holanda. Premiado na 8ª edição do Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnolgia de 2010. Idealizador e coordenador do Festival Reconvexo e do Reconvexo Itinerante.

 

Artistas Locais

 

- “Bits em (re)Construção”, uma performance de Victor Valentin. A acão do DVJ (Disk-Video Jockey) nos toca-discos remixando diferentes trilhas, abre caminho para uma nova abordagem sobre a composicão de batidas (beats) e imagens em tempo-real. Músico, pesquisador e produtor musical, atua como compositor, percussionista, técnico de som, mixagem, masterização e DJ no cenário de Brasília/DF. Formado em composição musical pela Universidade de Brasília (UnB), é  estudante de mestrado em Arte e Tecnologia e participa do MidiaLab/UnB desde 2008.

 

- Márcio H. Mota, é artista multimídia e mestre em arte e tecnologia pela Universidade de Brasília (UnB). Desenvolve pesquisa sobre microcosmo e paletas de vídeo, meios de projeção, vídeo-mapping e imagem-luz. Participou de importantes mostras e exposições no cenário nacional e, nesta exposição, apresenta “Boneco sobre o cavalo”.

 

- Darli Nuza apresenta a instalação "QR Code de Dedo", onde projeções em lâminas transparentes trazem a mistura entre as formas do digital e as formas analógicas, distorcendo os papéis da pintura e tecnologia ao criar uma pintura híbrida. Arte-educadora e artista visual, a artista reside em Montes Claros, MG, mas atualmente estuda e trabalha em Brasília.

 

Oficina

 

- Dentro da programação do evento destaca-se a realização de uma oficina teórico-prática: “Introdução à projeção mapeada com software Isadora”, ministrada por Fernando Rabelo. Isadora é um software de programação modular que permite manipular diferentes plataformas interativas: luz, som, vídeo, câmeras, joystick, MID, comandos por voz, comandos por vídeos, entre outras. Oficina aberta para qualquer pessoa interessada em conhecer a linguagem do programa. Será proposto aos grupos de trabalho, o desenvolvimento de projetos, protótipos e testes com vídeo-mapping.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

08/09  - Caixa Cultural Brasília . Hall de entrada e Galerias Piccola I e II

19 h. | Abertura da Exposição

20 h. | Performance “Bits em (re)Construção”, com Victor Valentin

21 h. | Performance "Estereóptico 2.0", com VJ VIGAS

 

09/09 - Caixa Cultural Brasília . Sala Gente Arteira

17 h. | Palestra Portfólio com VJ VIGAS

18 às 21 h. | Oficina “Introdução à projeção mapeada com software Isadora” ministrada por Fernando Rabelo

 

10/09 - Caixa Cultural Brasília . Sala Gente Arteira

14 às 17 h. e 18 às 21 h. | Oficina “Introdução à projeção mapeada com software Isadora” ministrada por Fernando Rabelo

 

Exposição Reconvexo Itinerante

Visitação: 09/09 a 08/11 Caixa Cultural Brasília  - Galerias Piccola I e II

Terça a domingo, das 9h às 21 h

* Visitas Guiadas e Atividades Educativas serão realizadas através de agendamento prévio com o PROGRAMA CAIXA GENTE ARTEIRA

 

SERVIÇO:

 

EXPOSIÇÃO RECONVEXO ITINERANTE: Vídeo-projeções Mapeadas e Interativas

 

Data e Horário de abertura: 08 de setembro de 2015 a partir das 19 h.

Visitação: 09 de setembro a 08 de novembro de 2015

Oficina: 20 vagas - Inscrições das 10h do dia 27 às 21h de 30 de agosto, no site: www.reconvexo.com.br

Local: Caixa Cultural Brasília

Endereço: Setor bancário Sul, Quadra 4, Lotes 3/4

– Edifício anexo à matriz da CAIXA

Telefone: (61) 3206-9448 | (61) 3206-9449

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Funcionamento: de terça a domingo, das 09 às 21 h.

 

Entrada Grátis

 

Acesso para pessoas com deficiência

Maiores informações: www.reconvexo.com.br

Email: reconvexoitinerante@gmail.com

Fanpage: https://www.facebook.com/ReconvexoItinerante?ref=ts&fref=ts

Produção: Diana Iliescu e Maíra Carbonieri

Fones: (21) 99165.2048 / (71) 9174.1

bottom of page