“artistas que extrapolam o
formato do vídeo e da
instalação e promovem um
diálogo maior com o espaço”
- Fernando Rabelo
SOBRE
Com o intuito de promover e difundir o Festival Reconvexo que exibe criações com novas tecnologias, mesclando artes e projeção de imagens em espaços públicos e galerias, foi idealizada a exposição RECONVEXO ITINERANTE.
O I Festival Reconvexo, em 2013, levou ao Recôncavo da Bahia obras de vídeo-mapping criadas por artistas convidados eselecionados através de convocatória nacional. Na busca de novos espaços para mostrar essas criações, foi proposta a realização desta exposição "itinerante" que acontecerá na Caixa Cultural em Brasília de 9 de setembro à 8 novembro de 2015, através do edital de projetos de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural.
Nesta exposição teremos obras do artista homenageado: o premiado Eder Santos, pioneiro da vídeo-arte e um dos artistas brasileiros mais reconhecidos pela sua trajetória de criação em novas tecnologias. Em parceria com sua empresa, TREM CHIC, traz as obras "Call Waiting" e"Low Pressure".
As obras, que foram selecionadas no I Festival Reconvexo também farão parte desta exposição e vieram de diversas partes do pais. "Chamalotes", do coletivo opiopticA (SC), "Narciso", de George Neri (BA); "Manequim", Laboratório de Artes Digitais (MG); "A Caixa das Memórias Guardadas (The Recollection Box)", de André Amparo (RJ) e "Mergulho de Superfície", de Eneida Sanches (BA), Tracy Collins (EUA) e Isolda Liborio (BA).
Para contextualizar a produção local, convidamos obras desenvolvidas em Brasília como "QR Code de Dedo" da artista Darli Nuza, "Boneco e Cavalo" de Marcio H. Mota e a performance “bits em (re)Construção” de Victor Valentin.
Como parte de sua pesquisa de projeções mapeadas em materiais translúcidos, o professor do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Fernando Rabelo, apresenta o seu trabalho "fé".
A proposta é iniciar uma trajetória de intercâmbio de projetos e experiências na área de vídeo-projeções mapeadas (Mapping), e assim contribuir para o desenvolvimento do estudo e prática desse meio artístico no país.
FICHA TÉCNICA
Idealização e Coordenação Geral: Fernando Rabelo
Realização: Ginja Filmes
Produção Executiva: Diana Iliescu
Coordenação de Produção: Maíra Carbonieri
Design Gráfico: Edélsio Lima
Direção Expográfica: Rubens Ramos
Design e Produção Expográfica: Douglas Saturnino
Assistente de Produção: Éthel Oliveira
Web Design: André Dantas
Monitoria de Montagem e Produção: Alice Anchieta / Andressa Costa / Natália Silveira / Rafael Moitinho / Silvia Leme
Assessoria de Redes: CUCA da UNE
Assessoria de Atividades Pedagógicas: Eliane Araújo
Coordenação de Monitores da Exposição: Thomas Nizio
Monitoria da Exposição: Andresa De Bessa / David Capelo de Carvalho / Isabela Formiga Oliveira Nascimento / Kariny Nery de Moraes / Natasha Mejia Buarque / Tainá Mara Moreira Xavier / Thomas Nizio / Vanessa Silva dos Santos