top of page

ARTISTA HOMENAGEADO - Eder Santos

O festival convida o premiado vídeoartista Eder Santos, que em parceria com sua empresa, TREM CHIC, traz as obras “Call Waiting” e "Low Pressure".

Céu e aprisionamento, liberdade e cárcere - essa dicotomia está presente na obra “Call Waiting”. Aqui, a transposição poética da imagem nos coloca diante de uma experiência: a projeção de pássaros no amontoado de gaiolas e um canto prisioneiro. Escapar de um habitat que não é próprio, esse parece ser o sentido da revoada dos pássaros irradiadas sobre as gaiolas. O canto escapa da clausura do pássaro e toma o espaço, envolvendo o espectador numa atmosfera de sombras.

Já em “Low pressure”, a imagem mostra um homem mergulhando e nadando ininterruptamente sob a água. Contudo, este momento de prazer íntimo e sedutor, vem investido de forças no sentido contrário, representadas tanto pelo aprisionamento do corpo no tanque de água como pela repetição exaustiva de seus movimentos – em mais um dos paradoxos contemporâneos instituídos pelas imagens deste artista.

>>>>>

Eder Santos nasceu em Belo Horizonte, onde vive e trabalha. Seus vídeos integram os acervos permanentes do MoMA e do Centre Georges Pompidou, e são distribuídos internacionalmente pela Electronic Arts Intermix (Nova York) e pela London Electronic Arts (Londres). Foi premiado em diversas edições do Video- brasil, no Festival del Cine de Cuba e no Montreal International Festival of New Cinema and Video. Participou da mostra Exit, na Chisenhale Gallery, em Londres (2000), de Rede de tensão: Bienal 50 anos (2001), e apresentou sua obra na exposição “Estratégias” para deslumbrar, na Galeria de Arte do Sesi, São Paulo, em 2002.

bottom of page